segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é ser JORNALISTA?


Ser jornalista hoje é ser um profissional constantemente atualizado, preocupado com a questão da formação e da qualificação. É ter consciência da questão ética. O bom jornalista é aquele que é criativo, investigador, objetivo, está sempre informado, mergulha com profundidade nos assuntos.

Ser jornalista hoje é ter perseverança, vontade e amor pela profissão, tentando ser uma testemunha do seu tempo

Ser jornalista é ter responsabilidade social, responsabilidade de construir uma sociedade democrática, onde diversos discursos têm lugar.

O verdadeiro jornalista é aquele que está atento para os desvios da sociedade e para os desvios de seu ofício, pois só isto permitirá uma atualização no trabalho e credibilidade perante o público leitor.

Bom, de certa forma, o jornalismo se globalizou. Há grandes coberturas jornalísticas na TV (lembre-se do 11 de Setembro),e alguns se tornam celebridades.

O jornalista tem o papel de ser fiel e imparcial, mas o jornalista e um ser humano e era, e não e pouco era muito, olha o jornalista tem que se colocar no seu lugar muitas vezes tem que mostrar uma opinião e isso faz que a vezes se precipite.


E por isso me pergunto: que é ser jornalista?

Jornalista não trabalha apenas com pautas, redações, noticias, edições e publicações, o jornalista consiste em trabalhar com a sociedade no seu dever ético e sua consciência prestando seus serviços para que as sociedades se desenvolvam melhor e mais informadas. Então o jornalista não trabalha apenas por dinheiro e sim por sentimentos alheios e pela realização de sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário