segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Não é mais preciso de CANUDO



Chefes de cozinha, profissional da moda, foram essas as comparações feitas pelo presidente do supremo tribunal federal Gilmar Mendes complementando que um chefe de cozinha para fazer certo tipo de comida não precisa ter graduação, lamentável.

No dia 17 de junho de 2009 por oito votos a um foi derrubada a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão no Brasil.

O Jornalista precisa ser intelectual apto de uma bagagem ética e social, tendo em mãos todo o poder imensurável da comunicação.

Se tornando forte e poderoso por todo bem ou mal que pode causar, tendo muitas regras a cumprir sem atingir ou deferir alguém, ressaltando que poder ter muitas vezes mais responsabilidade do que outra formação profissional. Então tudo isso nos leva a crer que a única intenção da derrubada do diploma de jornalismo só pode ser para restringir a liberdade de expressão do pensamento, assim políticos corruptos onde os jornalistas “atrapalham” muito em suas vidas pode enganar a população.

A comunicação que move o nosso dia-a-dia, com ela chegamos aonde desejamos, e a tudo o que temos hoje, o que seríamos se não pudéssemos nos expressar com outros acho que chegaríamos a ponto de “explosão”.

Temos todos os exemplos rádio, televisão a incrível inclusão digital que podemos nós comunicar com pessoas distantes, e o que nós permite isso é o nosso poder de comunicação que começamos aprender desde que nascemos e vamos desenvolvendo tudo isso é para termos uma pequena noção de todo poder da comunicação.

Então agora por que dizem que o jornalista não precisa de formação para repassar muito bem a toda a população todos os milhares de fatos que acontecem diariamente, comunicação são os olhos e ouvidos do país afinal comunicação que move o mundo.

Ai entra o tão importante e de responsabilidade o papel do jornalista, talvez todo esse poder centrado nas mãos do jornalista seja o ponto negativo levado em questão, às vezes somos sujeitos a ouvir ou ler cada “barbaridade”; e depois não se precisa de jornalista com formação.

Analise por um segundo já terá uma noção de como ficarão as coisas com qualquer exercendo a profissão, devem estar querendo piorar as coisas, existe todo uma complexidade que a graduação nos desenvolve e para ser jornalista é indispensável.

Por que os jornalistas que são tão criticados e muitas vezes humilhados se carregam tanta responsabilidade, só pode ser que nem imaginem tudo o que cabe a um jornalista que dedica todo o seu tempo para manter a sociedade informada e se do próprio jornalista pode partir a alavanca de começar promover o ato de mudança em uma sociedade. Não se precisa nem de comparação cada profissional deve exercer melhor o seu papel se empenhou para isso, e é papel do jornalista também, que deve ter seu lugar.

Isso não pode nós desanimar isso é um ponto a nosso favor, pois teremos diferenciais certamente na hora da escolha que uma empresa de renome não irá rebaixar seu nível com profissionais desqualificados nunca. E o estado não tem direito de estabelecer condições que possam reter o universo de fatos que a atividade do jornalista tem para expor.

Proposta para restabelecer a obrigatoriedade do diploma já foi encaminhada, mas para que esta seja válida é preciso da luta e mobilização do povo, e isto vem de mim, de você, de todos aqueles que acreditam em uma sociedade melhor com dignidade e justiça social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário